sexta-feira, 4 de junho de 2010

A proposta inicial

Muito discutimos sobre a tecnologia e o seu papel na educação desde o início deste curso. Nas disciplinas que tivemos até agora este foi um tema recorrente nos fóums e agora toma mais força.
Eu sou uma entusiasta! 100% otimista com a vida, com as pessoas, com a educação e com a tecnologia não seria diferente. A tecnologia sempre esteve em nossas vidas a fim de atender nossas necesidades desde as mais simples como sentar-se em uma cadeira até as mais sofisticadas como ver e ouvir um parente do outro lado do mundo e comunicar-se com ele,e trocar experiências on-line.
A chamada pós-modernidade nos coloca nesta realidade cercada de possibilidades onde a inércia diante das tecologias não pode prevalecer. Sou considerada pelos amigos e familiares como "desplugada", pois acredite há outros neste mundo piores do que eu, verdadeiros dependentes da tecnologia. Eu acredito muito nela, porém sempre sem perder de vista as coisas reais, sem trocar o real pelo virtual. É ótimo ter amigos reais, bichos reais em casa, plantas, terra, comidas, lugares onde você realmente esteve, viu, cheirou, olhou e tocou. Isso concerteza é insubstituível.
A educação não pode e não está a margem deste movimento que é cultural. Ganhamos novos aliados, novas ferramentas para este fantástico processo que é aprender/ensinar. Muitas ferramentas podem ser incorporadas à educação de forma positiva, sem jamais ameaçar a figura do professor, pelo contrário, a tecnologia irá somar-se à esta figura, multiplicando suas possibilidades. Temos muito a ganhar. Abraços...

Um comentário:

Regina disse...

Oi Aline, tudo bem?

Lindo seu Blog!!!